Navalshore 2024

Pré-sal atraiu interesse das companhias

Do Rio - O Parque Tecnológico da UFRJ ocupa uma área de 800 mil metros quadrados (m2) da Ilha do Fundão (4 milhões de m2), onde fica o campus principal da UFRJ, e foi criado em uma área inaproveitada onde, na década de 1970, foi instalado o canteiro da obras da empresa Ecex, que construiu a Ponte Rio-Niterói. Maurício Guedes, diretor do Parque, disse que hoje já trabalham nas empresas ali instaladas cerca de mil pessoas. "Daqui a três ou quatro anos serão 5 mil", prevê.
O Parque Tecnológico está intimamente associado à incubadora de empresas que funciona no mesmo espaço há 16 anos. Segundo Guedes, aproximadamente 40 empresas já saíram da incubadora e atualmente existem 19 incubadas, de uma capacidade total para 25. Guedes está buscando recursos para ampliar a capacidade da incubadora para até 50 empresas.
O pré-sal fez o Parque Tecnológico sair do "ponto morto", explica Guedes. Ele avalia que nos próximos três anos serão investidos cerca de R$ 500 milhões na instalação de centros de pesquisas no local que conjuga a capacitação técnica da UFRJ com a vizinhança do Cenpes.
Mas o Parque Tecnológico não vive só de petróleo, abrigando também empresas de novas tecnologias em outras áreas. Uma delas é a Pam Membranas. Nascida na incubadora da UFRJ em 2009, ela é a única empresa do Brasil que fabrica membranas - espécies de microtubos - para microfiltragem.
Ronaldo Nóbrega, diretor da empresa, explica que além de servirem para a filtragem com muito mais eficiência do que os métodos comuns, as membranas são usadas, por exemplo, para extrair aroma de sucos que é reposto no produto após ele passar por processo de concentração, fazendo com que o sabor fique muito mais próximo do original. Com subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a empresa está trabalhando em um projeto para produzir módulos para hemodiálise. Hoje no Brasil os módulos de hemodiálise são importados. (CS)

Fonte: Valor Econômico/



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira