Há uma grande expectativa de que os municípios do litoral paranaense possam atrair investimentos do pré-sal, cuja exploração comercial do petróleo começa na próxima semana.
Ontem, em Curitiba, o assunto foi tema de uma reunião da Câmara de Petróleo e Gás, articulada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). “Aguardamos que os investimentos aconteçam principalmente nos municípios de Pontal do Paraná e Antonina, onde existem maiores condições de instalação de indústrias que podem dar suporte ao pré-sal”, disse o coordenador da Câmara, Jean Carlos Alberini.
Segundo ele, os investimentos na indústria do petróleo têm efeitos multiplicadores, dinamizando o desenvolvimento tecnológico e social (como através da geração de empregos) das cidades.
O prefeito de Pontal, Rudisney Gimenes, informou que estão sendo providenciadas alterações no Plano Diretor do município, com o intuito de receber empresas.
“Já temos uma empresa de soldagem de tubos que adquiriu uma área da Ilha do Maciel, se comprometendo a preservar 97% da mesma, e temos capacidade de receber muito mais”.
Já o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, revelou que recentemente esteve em contato com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, com o intuito de saber quais áreas, dentro do município, podem ser disponibilizadas para instalação de empresas de apoio ao pré-sal.
Fonte: O Estado do Paraná/Cintia Végas
PUBLICIDADE