Mais uma área no Litoral capixaba, onde já é produzido petróleo no pós-sal, teve confirmado nesta semana a existência de uma nova reserva na camada de pré-sal, desta vez no Parque das Conchas (antigo BC-10), operado pela Shell, que tem 50% de propriedade do bloco, junto com a Petrobras, que possui 35%, e a estatal indiana ONGC, que possui os outros 14%.
A companhia anglo-holandesa comunicou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) que encontrou indícios de petróleo abaixo da camada de sal. O Parque das Conchas está localizado no Litoral Sul do Espírito Santo, apesar de ser classificado como sendo da Bacia de Campos. O poço onde foi feita a descoberta, tem o nome técnico de 3SHEL22ESS.
Na região do Parque das Conchas, a Shell, que é a empresa operadora, iniciou a produção no pós-sal em agosto do ano passado, no campo de Nautilus, com a plataforma do tipo FPSO “Espírito Santo” (que produz, processa e armazena óleo e gás). Nos outros campos, Argonauta, Ostra e Abalone a empresa ainda não tem prazo para iniciar a produção. No campo de Nautilus, a Shell produz cerca de 80 mil barris por dia, em média.
A companhia explicou que não houve tempo ainda para definir a reserva e volume uma vez que o poço continua em avaliação. O Parque das Conchas está localizado entre o Parque das Baleias, onde a Petrobras já produz em um poço, em Jubarte, na camada de pré-sal, e o campo de Wahoo, onde a empresa norte-americana Anadarko anunciou descoberta também nesta camada.
(Fonte: A Gazeta (ES) Vitória/Denise Zandonadi/Com informação de Agências)
PUBLICIDADE