Passada mais uma semana, a nona desde o primeiro e único encontro oficial e público entre o governador Cid Gomes, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e o empresário Paulo Haddad, para se discutir a possível instalação do Estaleiro Promar Ceará, os rumos do empreendimento podem, enfim, serem apontados hoje. Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura (Seinf), Luciano Feijão, ao longo desta segunda-feira, a prefeita irá reunir o corpo técnico das secretarias de Planejamento (Sepla), de Meio Ambiente (Seman) e da Seinf para conhecer os detalhes dos estudos técnicos que a permitirão apontar, em definitivo, se a Capital cearense irá, ou não, abrigar o equipamento naval. O local da reunião e hora exata da posição oficial do Município não foram revelados pela Prefeitura.
Uma definição sobre a possibilidade de o estaleiro ser instalado na Capital, em uma das áreas estudadas - a Praia do Portão, no Mucuripe; o Pirambu ou Poço da Draga - vem sendo cobrada por Paulo Haddad, tendo em vista a proximidade da data - dia 30 próximo - de assinatura do contrato de construção de oito navios gaseiros, entre a PJMR, empresa sócia do Promar Ceará, e a Transpetro, contratante das embarcações. Praias do Pecém e de Camocim também foram analisadas.
Próximos passos
A definição do local, prometida para hoje, não encerra, no entanto, a corrida à instalação do empreendimento no Estado. Pelo contrário, dispara o cronômetro para se conseguir no Ibama a licença ambiental prévia, e na Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o documento de aforamento (posse) do local.
A não ser que haja transigência por parte da Transpetro, estes são alguns dos documentos exigidos à celebração do contrato e para captação de financiamento no Banco do Nordeste.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE