Começa a operar, amanhã, sexta-feira (25), o navio João Cândido, primeira embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) construída na região Nordeste.
Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris - quase a metade da produção diária brasileira - o João Cândido vai operar no transporte de petróleo bruto. Será o segundo navio do Promef em operação. O primeiro, Celso Furtado, foi entregue pelo Estaleiro Mauá em novembro de 2011.
A cerimônia de entrega do navio, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), acontece na sexta-feira e terá as presenças do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do presidente da Transpetro, Sergio Machado.
Ressurgimento
Com a encomenda de 49 embarcações, o Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. O Brasil tem hoje a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje quase 60 mil pessoas.
Graças às encomendas do programa, um novo polo naval está sendo erguido em Pernambuco. Além do Estaleiro Atlântico Sul, o Promef encomendou oito navios gaseiros ao estaleiro STX-Promar, em implantação, também no Porto de Suape.
Fonte: Monitor Mercantil
PUBLICIDADE