A ClassNK concedeu Aprovação em Princípio (AiP) para um conceito de projeto para o primeiro petroleiro do mundo movido a hidrogênio líquido (LH2).
A Mitsui E&S Shipbuilding, a Uyeno Transtech e a Yanmar Power Technology colaboraram para desenvolver a embarcação revolucionária com um motor movido a hidrogênio e um sistema de propulsão elétrico.
PUBLICIDADE
A aprovação do projeto faz parte da iniciativa "Desenvolvimento de navios-tanque domésticos movidos a hidrogênio em larga escala e demonstração de navios com emissão zero" da Nippon Foundation, que visa promover tecnologias marítimas de emissão zero.
A ClassNK avaliou minuciosamente o projeto do navio usando seus regulamentos e diversas diretrizes. Esta é a primeira certificação para um petroleiro que usa hidrogênio líquido (LH2) como combustível.
A avaliação da ClassNK revelou que o projeto atende a todos os requisitos de segurança e desempenho, estabelecendo um novo padrão em engenharia marítima. O projeto recém-aprovado visa um petroleiro de 5.000 quilolitros (kl) movido por um motor movido a hidrogênio que também pode ser movido por eletricidade.
A capacidade de hidrogênio do navio-tanque é equivalente a cerca de 2.500 veículos padrão movidos a células de combustível de hidrogênio, e estima-se que o navio reduza as emissões de CO2 em cerca de 6.000 toneladas por ano.
O projeto da Nippon Foundation, iniciado em 2023, visa concluir o navio de demonstração até 2025 e deixá-lo operacional até 2026. O projeto do navio apresenta um gerador de motor a combustível de hidrogênio como sistema de propulsão primário e geração de energia por célula de combustível para eletricidade a bordo por meio de gás de fervura.