A Rina, especializada em inspeção, certificação, classificação de navios e engenharia consultiva, foi nomeada sociedade classificadora do projeto de modernização da Atal Solutions, no valor de US$ 123,7 milhões. Em parceria com Damen Shipyards Group, Blue Astra Maritime Shipping e outros membros de um consórcio internacional, a Atal Solutions lidera a iniciativa para tornar ambientalmente sustentável a frota global de transporte marítimo existente. O projeto incorpora tecnologias capazes de reduzir emissões de CO₂, SOₓ e NOₓ, proporcionar economia de combustível superior a 25% e quase eliminar o desperdício de embarcações.
A Rina será responsável pela aprovação do plano, testes e comissionamento das soluções Atal a bordo das embarcações em retrofit. A atuação da empresa inclui a revisão do projeto e testes dos sistemas de captura e depuração de CO₂ conforme regulamentos Marpol, a avaliação dos benefícios do sistema de lubrificação de ar, a validação de emissões e eficiência energética, além da verificação de conexões para energia em terra, monitoramento de energia e nova iluminação. A Rina também assegurará a conformidade das modificações com o Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (ETS) e o Fuel EU Maritime, garantindo a segurança do projeto e validando as economias de emissões e consumo.
PUBLICIDADE
Quatro embarcações já passaram por retrofit em Istambul, com resultados que indicam economia de combustível de pelo menos 25%, em um processo de docagem que levou cerca de quatro semanas. O projeto envolve mais de 10 tecnologias avançadas, como sistemas de captura de CO₂ e depuradores de circuito fechado, sistemas de lubrificação de ar, lubrificante marítimo Dex QM e sistemas elétricos para redução de consumo de energia. Segundo Pino Spadafora, vice-presidente de desenvolvimento do mercado marítimo da Rina, a colaboração entre as empresas participantes representa uma resposta viável e tecnológica para a sustentabilidade do setor naval.