A empresa de navegação japonesa Mitsui OSK Lines (MOL) avança em seu projeto Wind Hunter, para desenvolver um sistema de produção de água pura para geração de hidrogênio. O projeto visa aproveitar a energia eólica offshore para produzir hidrogênio a partir da água a bordo e convertê-lo em propulsão para embarcações.
A produção de hidrogênio requer um alto nível de pureza da água. Para isso, a água do mar é primeiro purificada ao passar por um filtro para remover as impurezas. Mas os filtros atualmente usados exigem substituição frequente, o que aumenta a carga de trabalho dos tripulantes e impõe um custo significativo.
PUBLICIDADE
O armador, a Universidade de Kyushu e a Taiyo Sangyo querem desenvolver filtros duráveis e de alto desempenho, o que exigirá tecnologia avançada na produção de água pura. Neste projeto, a MOL assumirá um papel no gerenciamento de projetos, pesquisa de mercado e fornecimento de expertise em design de sistemas marítimos. A Universidade de Kyushu será responsável por projetar um teste de demonstração de um sistema de produção de água pura, desenvolvimento e aplicação de um filtro de alto desempenho, enquanto a Taiyo Sangyo será responsável pelo desenvolvimento e aplicação de osmose reversa.
A MOL avalia que o desenvolvimento de tecnologia a bordo mais eficiente para produzir água pura a partir da água do mar no projeto Wind Hunter marcará um grande passo para a realização de grandes navios de emissão zero.
O sistema de produção de água pura será projetado para água do mar e para água doce.