MSC

Projetos da Vale têm potencial para dobrar exportações de aço

Siderúrgicas produzirão 18,5 milhões de toneladas anuais de matéria-prima, antecipa diretor da mineradora
Os projetos siderúrgicos com participação da Vale têm potencial para dobrar a exportação de aço do Brasil nos próximos quatro anos. Quatro usinas planejadas para entrar em operação até 2014 nos estados do Rio, Pará, Espírito Santo e Ceará produzirão, juntas, pelo menos 15,5 milhões de toneladas anuais da matéria-prima. A expansão de um dos projetos aumentará esta soma para 18,5 milhões de toneladas, volume que será praticamente todo voltado para o mercado externo, na mesma estratégia de negócio traçada para a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), com inauguração marcada para amanhã, sexta-feira, na cidade de Santa Cruz, no Rio.
O Brasil exportou no ano passado 8,6 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, num total de US$ 4,7 bilhões, de acordo com o Instituto Aço Brasil. Para este ano, a entidade que reúne as siderúrgicas projeta exportações de 11 milhões de toneladas, já considerando a produção inicial da CSA, parceria da Vale com a alemã ThyssenKrupp.

Com capacidade para produzir 5 milhões de toneladas de placas de aço por ano quando estiver em pleno funcionamento, a CSA destinará 60% deste total para os Estados Unidos e outros 40% para a Europa. A laminação do aço, transformando as placas em produtos mais elaborados, será realizada nas unidades da ThyssenKrupp no exterior. O modelo é o mesmo para as outras siderúrgicas com participação da Vale: as placas são produzidas no Brasil e laminadas pelos sócios estrangeiros da mineradora em seus destinos finais de consumo.

Fonte:  iG Rio de Janeiro/Sabrina Lorenzi

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira