O coordenador executivo do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), José Renato Ferreira de Almeida, participou nesta segunda-feira (8/8) do Seminário “Pré-sal: uma transformação na cadeia produtiva”. O evento faz parte do ciclo de debates “Diálogos Capitais”, promovido pela revista Carta Capital.
José Renato fez uma apresentação sobre a “Mobilização da Indústria Nacional”, em que abordou as demandas de bens e serviços existentes hoje no País, e a situação em que se encontra a indústria nacional para atender a essas solicitações. Na explanação, ele destacou que, com o cenário atual, há uma necessidade de ampliar a capacidade de fornecedores nacionais de maneira competitiva.
“Para solucionar esta questão, encontramos alguma rotas, entre elas a ampliação da capacidade produtiva de quem já é competitivo, o desenvolvimento da competitividade de setores que ainda não são suficientemente competitivos, o incentivo a novos entrantes nacionais e o incentivo à instalação de empresas estrangeiras no país”, disse José Renato.
O executivo enfatizou, ainda, que o Prominp colabora para a ampliação do conteúdo nacional no setor de petróleo e gás, e isso envolve a formação de pessoal qualificado, a produção de equipamentos e componentes e a prestação de serviços necessários por parte da cadeia de fornecedores.
José Renato informou também que, pelo portal www.prominp.com.br, as empresas podem se cadastrar e entrar em contato com o setor para o atendimento das demandas, conhecimento de oportunidades e identificação de mão de obra capacitada.
Estiveram presentes no período da tarde do seminário o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, o presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, o diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maurício Guedes, e a jornalista e mediadora do debate, Darlene Menconi.
Fonte: Agência Petrobras
PUBLICIDADE