RIO – A Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) será a operadora do bloco BS-4, na bacia de Santos, segundo aprovado no âmbito do consórcio que tem a concessão da área. Em comunicado enviado ao mercado, a QGEP Participações, controladora da QGEP, ressalta que bloco está localizado a 185 quilômetros da costa, em lâmina d’água de 1.550 metros e já possui duas descobertas, Atlanta e Oliva, em fase de desenvolvimento.
A QGEP entrou no consórcio ao comprar, no fim de agosto, 30% dos direitos de participação da Shell Brasil Petróleo, que detinha fatia de 40% e era operadora do bloco. Os outros 10% pertencentes à Shell foram vendidos para a Barra Energia, que também adquiriu os 20% da Chevron Brasil Atlanta e Oliva Exploração e Produção. Os 40% restantes na área pertencem à Petrobras.
A transferência de 30% dos direitos de participação e da operação do Bloco BS-4 da Shell para a QGEP ainda estão sujeitas a aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
“A decisão do consórcio reafirma a nossa capacidade de operar em águas profundas, na qualidade de Operador A, consolidando a posição da companhia como um player de destaque na indústria de óleo e gás no Brasil”, disse, no comunicado enviado ao mercado, Danilo Oliveira, diretor de produção da QGEP.
(Rafael Rosas | Valor)
PUBLICIDADE