Rio - Com 21 empresas em funcionamento e outras 15 em fase de instalação, o município de Queimados, na Baixada Fluminense, espera chegar até o final do ano com oito mil postos de trabalho em atividade. Todas as companhias estão localizadas no Distrito Industrial, às margens da Rodovia Presidente Dutra e a seis quilômetros do Arco Metropolitano, estrada que ligará o Porto de Itaguaí ao município de Itaboraí.
“Em breve, o número de indústrias passará para 36, pois temos 15 fábricas em fase de implantação e negociamos a vinda de mais 14 empresas para a cidade”, afirmou o prefeito Max Lemos.
Segundo ele, a expansão econômica do município está sendo possível graças à implementação de uma política de incentivo fiscal, com a redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 19% para 2%, além de oferecer isenção de 10 anos dos tributos municipais (IPTU, ISS e alvará). “Tudo isso deve aumentar a receita do município para R$ 16 milhões até 2013, quatro vezes mais que a atual”, comemorou Lemos.
Boa localização e infraestrutura garantem crescimento
Além da localização às margens da Rodovia Presidente Dutra e próximo do traçado do Arco Metropolitano, o Distrito Industrial de Queimados possui sistema de abastecimento de água, telefonia de fibra ótica e uma subestação de energia elétrica para atender aos novos empreendimentos na região.
Entre os diversos produtos ali fabricados, encontram-se blocos de cimento,utilizados na construção do estádio do Maracanã, argamassa, cosméticos, cabos navais de fibra sintética e os de poliéster para amarração offshore.
Para atender a crescente demanda do local, o prefeito Max Lemos negocia a aquisição de mais um terreno ao lado do atual distrito. O objetivo é instalar 14 outras empresas.
Fonte: O Dia/POR Aurélio Gimenez
PUBLICIDADE