SÃO PAULO - A Queiroz Galvão, empresa de perfuração de poços e produção de petróleo, anunciou a chegada ao Brasil da Alpha Star, uma plataforma para exploração da commodity em águas profundas. A companhia tomou um empréstimo de US$ 575 milhões para financiar a construção, junto a um grupo de bancos liderado pelo Santander e pelo Citibank.
A montagem da plataforma, em Cingapura, foi feita pela Keppel Fels com acompanhamento dos engenheiros da Queiroz Galvão, em escritório montado no país. Ela chegou ao Brasil com quatro meses de antecedência e passa agora por processo alfandegário e testes de funcionamento.
A plataforma será entregue em condições de operação em junho deste ano à Petrobras. A estatal contratou o serviço por um período de seis anos, que podem ser estendidos por outros seis. A Queiroz Galvão também vai cuidar da contratação e treinamento dos funcionários que vão operar os equipamentos.
A Alpha Star tem capacidade de perfuração de poços de até 9 mil metros, é preparada para operações em alto mar e pode acomodar até 130 pessoas.
(Fonte: Valor Online/Luciana Seabra)
PUBLICIDADE