São Paulo - A Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG), maior provedora brasileira privada de serviços de perfuração e produção, acaba de receber três novas sondas terrestres helitransportáveis provenientes da China. A sonda QG-V, contratada pela Petrobras, e as outras duas unidades - QG-VIII e QG-IX -, contratadas pela HRT, novo cliente da companhia, devem entrar em operação em maio de 2011. Juntas, elas demandaram da QGOG investimentos de US$ 51 milhões.
Capacitadas para perfurar poços de até 4.500 metros, estas novas sondas, fabricadas pela empresa chinesa HongHua (fabricante de outras duas sondas terrestres convencionais entregues em 2008, a QG-VI e QVII), têm como diferencial em seu projeto a possibilidade de serem desmontadas em módulos de até 2.500 Kg, permitindo o transporte por helicópteros para operarem em regiões remotas.
Outro diferencial das novas sondas é que elas estão equipadas com recursos tecnológicos de última geração. "Com seis sondas onshore em operação, a chegada das novas sondas aumenta em 50% nossa atividade terrestre", declara Leduvy Gouvea, diretor-geral da Queiroz Galvão Óleo e Gás. Já o diretor de Operações, Luiz Alberto Andrés, destaca o trabalho realizado neste projeto. "No momento em que o mercado sinalizou a necessidade de sondas helitransportáveis, foi preciso desenvolver um projeto específico para as sondas terrestres QG-V, QG-VIII e QG-IX, que se mostrou um desafio para a QGOG e para o nosso parceiro, a fabricante chinesa HongHua."
Fonte: DCI
PUBLICIDADE