O "Vale Brasil", novo navio da Vale é um dos indicados ao prêmio Nor—Shipping Awards 2011. O mineraleiro de 400 mil tpb acaba de ser incorporado à frota da empresa e está em sua primeira viagem ao Brasil. Ele concorre na categoria Clean Ship, que valoriza os armadores e navios que mais contribuem, em suas operações, para a redução das emissões de poluentes no ar ou nas águas. Segundo a organização do evento, o Vale Brasil deve estabelecer um novo padrão no transporte de granéis secos em longa distância com baixas emissões de poluentes por tonelada transportada.
Os demais indicados são o transatlântico Allure of the Seas, da armadora Royal Caribbean Cruises, o Stena Hollandica, da Stena Lines e o Sifa, da NITC e Oman Shipping. Esse último é o primeiro VLCC a entrar em operação com uma planta de Ballast Water Treatment já instalada.
Já a categoria The Next Generation Ship Award reconhece o estaleiro, projetista ou dono de navio com a mais promissora ideia de design para a próxima década, demonstrando os maiores avanços para o desenvolvimento da navegação.
Os indicados neste ano são o STX Europe, Rauma Yard e departamento de Meio Ambiente da África do Sul, a Rolls Royce Marine AS, a Seaspan Ship Management e a Huisman Equipment B.V.
Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de abertura da conferência do evento, no próximo dia 24, em Oslo, na Noruega. A Nor-Shipping acontece de 24 a 27 de maio. (Da redação)
PUBLICIDADE