A multinacional de matriz chilena Saam iniciou a operação do primeiro rebocador elétrico da América Latina. O Trapananda vai apoiar as manobras de atração e desatracação da estatal Empresa Nacional de Petróleo do Chile (Enap) no Porto de Chacabuco, na região de Aysén, na Patagônia chilena. Com 25 metros de comprimento e 13 de largura, a embarcação tem capacidade de tração a um ponto fixo de mais de 70 toneladas, permitindo auxiliar grandes embarcações em condições portuárias desafiadoras.
O rebocador é equipado com dois propulsores azimutais elétricos de 2.100 kW cada, alimentados por uma bateria de íons de lítio de 3.616 kWh, distribuídos em dois compartimentos e foi construído pelo estaleiro Sanmar, na Turquia. As baterias, monitoradas remotamente pelo fabricante na Noruega, têm vida útil estimada de 10 anos. O barco será operado por uma equipe local da Saam treinada em manobras de alta precisão.
PUBLICIDADE
O Trapananda é o terceiro barco elétrico de sua frota de rebocadores — os outros dois operam no Canadá. O nome é uma homenagem ao antigo nome pelo qual era conhecida a Patagônia Chilena, região coberta por densas selvas. A Saam atua em 100 portos de 12 países das Américas e é uma das principais empresas do mundo em serviços de apoio a manobras de atracação e desatracação.