O grupo Tanger Med e a CMA CGM, a Marsa Maroc e a CMA Terminals anunciaram nesta sexta-feira (24) a assinatura de um acordo de parceria para explorar em conjunto do Terminal Oeste do Porto de Nador West Med, porto marroquino localizado no Mediterrâneo. A Marsa Maroc deterá 51% do capital social e dos direitos de voto da concessionária, enquanto a CMA Terminals deterá os restantes 49%.
A previsão das empresas é que seja iniciada, de forma progressiva, a partir de 2027, a operação do terminal, que tem cais de 900 metros lineares, calado de 18 metros e 375 mil metros quadrados de pátio, cobrindo superfície total de 600 mil metros quadrados. Segundo as companhias, a instalação terá oito guindastes navio-terra (STS) e capacidade de movimentação de até 1,8 milhão de TEUs por ano.
PUBLICIDADE
Localizado perto do Estreito de Gibraltar, na Baía de Betoya, na foz do Rio Oued Kert, Nador West Med, o terminal, por sua posição geografica considerada privilegiada, será usado como complementar aos já operados pelo Grupo CMA CGM no Mediterrâneo Ocidental. O objetivo é fazer do porto um centro de transbordo na região, aumentar a atratividade logística do Marrocos e integrá-lo às principais rotas marítimas do mundo.
















