A Rolls-Royce assinou contrato com a empresa de cruzeiros alemã AIDA Cruises relativo ao fornecimento de seu inovador sistema de propulsão Promas Lite. O sistema será instalado nos navios Sphinx da companhia.
Promas Lite é um sistema integrado de hélice e leme que aumenta a eficácia e a capacidade de manobra da embarcação e foi projetado especialmente para ser adaptado em navios já existentes. A AIDA Cruises, subsidiária do Carnival Group, deverá instalar o sistema em seu cruzeiro AidaSol já em dezembro próximo.
O presidente da Rolls-Royce na América do Sul, Francisco Itzaina, destacou que a eficiência operacional é um fator-chave para seus clientes. “A AIDA Cruises passará a integrar o grupo crescente de operadores que escolhem o Promas Lite como uma alternativa relativamente simples para reduzir custos”, afirmou.
Ainda de acordo com o executivo, o sistema desenvolvido pelo Grupo britânico é capaz de oferecer uma economia de combustível que poderá variar de 4% a 6%, dependendo do tipo de operação realizada pela embarcação. Essa economia poderá aumentar para mais de 20%, se o sistema for combinado com outras tecnologias como o design de hélices, por exemplo. “A solução tem se tornado cada vez mais atraente para nossos clientes”, acrescentou.
O Promas Lite tem ganhado preferência entre os armadores, especialmente por conta do rápido retorno do investimento feito. Desde o seu lançamento, em 2008, 15 navios e balsas já foram equipadas com o sistema, que poderá ser utilizado por diversos tipos de embarcações, inclusive de pesca e carga.
(Da Redação)
PUBLICIDADE