Navalshore 2024

Rolls-Royce ganha encomenda para duas embarcações da São Miguel

A Rolls-Royce anuncia a encomenda de duas novas embarcações offshore pela Navegação São Miguel. O contrato cobre projetos e equipamentos para duas embarcações do novo tipo UT 535 E cuja função principal será a recuperação de óleo derramado. Por ocasião da conclusão, em meados de 2012, nos estaleiros do proprietário em Niterói, as embarcações passarão a operar para a Petrobras, mediante contrato de longo prazo. O valor destas duas encomendas para a Rolls-Royce é de aproximadamente R$ 29,3 milhões (11 milhões de libras esterlinas), e o contrato inclui opção para mais duas embarcações adicionais.

Laudio Nogues,diretor regional da Rolls-Royce – Unidade Marine destaca: “A Rolls-Royce forneceu projetos e sistemas para muitas embarcações empregadas nas atividades offshore de extração de petróleo. Estamos muito contentes em poder dar prosseguimento a esta parceria com os armadores e estaleiros brasileiros. A UT535 E foi projetada para atender à especificação PSV-OSRV 750-10 da Petrobras para fornecimento de uma embarcação com sistemas de prevenção contra danos resultantes de derramamentos de óleo e com capacidade para transportar o óleo recuperado.

Já Antonio Carlos Thome, diretor executivo de Produção da Navegação São Miguel, exulta: "Estamos felizes por termos sido agraciados com o afretamento pela Petrobras de nossas embarcações tipo UT535 E, e aguardamos com a máxima expectativa a oportunidade de podermos dar continuidade ao bom relacionamento com a Rolls-Royce à medida que entrarmos na fase de construção”.

A UT535 E é uma embarcação de 61,7m de comprimento, com propulsão diesel-elétrica e porte bruto de 1.400 toneladas. Em seu papel de plataforma de apoio, pode carregar dutos e carga no convés e carga líquida nos tanques. O equipamento de recuperação de óleo atende aos requisitos da Petrobras, com capacidade de tanque para o óleo recuperado de 770 metros cúbicos. Foi especificada capacidade de combate a incêndio padrão FIFI 1, juntamente com posicionamento dinâmico DP1 e classe Clean. As embarcações da Navegação São Miguel terão acomodações para um total de 21 pessoas.

Além do projeto, a Rolls-Royce fornecerá os principais equipamentos e sistemas, incluindo os dois principais thrusters azimutais com 1.470kW com boquilhas, dois propulsores de 590KW de proa, maquinário do convés e sistemas elétricos. As embarcações da Navegação São Miguel serão construídas na classe DNV e navegarão sob a bandeira brasileira.

Da Redação

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira