De olho na crescente demanda por segurança em embarcações e qualificação de tripulantes oriunda da exploração de petróleo no campo do Pré-Sal, a Rolls-Royce inaugurou nesta terça-feira (11), em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o seu primeiro centro de treinamento (CT) marítimo no Brasil. A missão do CT, integrante da Divisão de Serviços Marítimos da Rolls-Royce, é atender os clientes da multinacional que operam navios de apoio offshore e atuam na exploração de óleo e gás em águas profundas na costa do País. O investimento foi de aproximadamente R$ 8,4 milhões.
Segundo Paulo Rolim, diretor-geral da Divisão Marítima da companhia, a empresa já havia iniciado alguns cursos de qualificação antes mesmo da inauguração oficial. Inicialmente, o foco do CT é em cursos de operações de guincho e de posicionamento dinâmico (DP, na sigla em inglês). Por ano, a Rolls-Royce quer oferecer programas de treinamento para cerca de 750 profissionais. Num futuro próximo, quer expandir o CT para abranger outras áreas de atuação, como energia, e atender cerca de 2000 mil profissionais.
"Conseguir um ótimo desempenho dos mais recentes sistemas de DP e maquinário de convés requer horas de treinamento prático, e fazê-lo em um centro de treinamento seguro e eficaz garante que os membros da tripulação estejam mais bem equipados para enfrentar os desafios reais quando estiverem no mar, muitas vezes em condições adversas", acrescentou Paulo Rolim, diretor geral da Divisão Marítima da Rolls-Royce Brasil.
Os cursos são baseados em uma combinação de aulas teóricas de instrução, exercícios práticos nos simuladores e treinamento de manutenção. Um simulador principal, com duas cadeiras de operador, permite a formação de uma equipe de treinamento interativa com um diversificado leque de opções de planejamento de cenários para testar qualquer nível de habilidade. O CT conta também duas cúpulas simuladoras que proporcionam uma visibilidade de 180º no horizonte estão instaladas para simulações de guincho e uma outra cúpula similar para simulador de guindaste.
PUBLICIDADE
(Da Redação)