MSC

ROVSV - Wilson Sons construirá duas unidades

A Wilson Sons Estaleiros fechou contrato com a Fugro Brasil para a construção de um Remotely Operated Vehicle Support Vessel (ROVSV). Segundo a companhia, este será o terceiro tipo de equipamento fabricado pela empresa, que já constrói rebocadores e PSVs. A entrega está prevista para fevereiro de 2014. A Fugro Brasil tem opção — que expira no próximo mês de abril — para contratar a construção de uma segunda embarcação do mesmo tipo.

O ROVSV é uma embarcação de apoio marítimo equipado com um veículo subaquático remoto, que permite a observação e montagem de estruturas submarinas offshore. Com 83 metros de comprimento e 18 metros de largura, a embarcação terá tecnologia e projeto de engenharia da Damen e propulsão diesel-elétrica.

Com a atual capacidade de processamento de 4,5 mil toneladas de aço por ano, o estaleiro Wilson Sons Guarujá  produziu 35 embarcações desde 2004, sendo 25 rebocadores e dez PSVs.  Segundo a empresa, a construção de um estaleiro em Rio Grande, em conjunto com a expansão do próprio estaleiro Guarujá, multiplicará a capacidade produtiva por cinco, atingindo 23 mil toneladas de aço por ano ao fim do primeiro semestre de 2014.

PUBLICIDADE

MCI


A Wilson Sons ampliou sua frota de apoio marítimo e portuário com a entrada em operação de dois rebocadores azimutais: Pictor, lançado em janeiro, e Octans, ao final de dezembro. A novas embarcações foram construídas no estaleiro da companhia, no Guarujá (SP), e entregues à Saveiros Camuyrano, empresa da Wilson, Sons Rebocadores.

Os rebocadores contam com tecnologia e projeto de engenharia Damen e financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), concedido por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ambos têm 24 metros de comprimento, 11 metros de boca e calado de 5,5 metros. O Pictor possui tração estática longitudinal (bollard pull) acima de 81,75 toneladas, enquanto que no Octans ela é de 79,58 toneladas.

As unidades, que estão entre as mais modernas existentes no mercado, foram colocadas desde o lançamento em operação no porto de Santos no auxílio ao número crescente de navios que aportam no litoral paulista. Seguindo uma tradição da Wilson, Sons, os nomes dos rebocadores têm referência a astros e estrelas do universo. Pictor (“o pintor”) é uma constelação do hemisfério celestial sul, que está a 12,77 anos-luz da Terra.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira