MSC

Royce fornecerá motores mtu para quatro rebocadores híbridos no estaleiro Detroit

Quatro novos rebocadores de 80 toneladas em construção pela Detroit Brasil serão operado pela Starnav Servicos Maritimos

A Rolls-Royce anunciou um contrato para fornecer oito de seus motores mtu 16V 4000 M65L para quatro rebocadores de 80 toneladas a serem construídos pela Detroit Brasil e operado pela Starnav Servicos Maritimos. Os novos rebocadores terão um sistema de propulsão híbrido, combinando os motores mtu e o sistema de monitoramento mtu Blue Vision New Generation (BVNG) com propulsores Z-drive, componentes híbridos e controles da Schottel, fabricante de sistemas de propulsão e direção para navios e aplicações offshore.

Embora a Rolls-Royce tenha entregue equipamentos mtu Série 4000 para Detroit Brasil para vários projetos de embarcações no passado, esta é a primeira vez que fornecerá motores para rebocadores de 80 toneladas para a empresa. É também a primeira vez que o motores mtu 16V 4000 M65L, que entregam 2560 kW a 1.800 rpm, serão usados na América Latina.

PUBLICIDADE

MCI


Assim que os novos rebocadores entrarem em serviço, a Starnav Serviços Marítimos operará um total de 96 motores da série 4000 da mtu em sua frota de rebocadores e embarcações offshore.

“O sistema híbrido presente nos novos rebocadores permitirá que os propulsores dos navios e um dos dois motores principais sejam conectados para todas as atividades de operação leve quando a potência total não é necessária, reduzindo as horas de operação dos motores principais. O resultado é uma redução custos gerais de manutenção, melhor consumo de combustível e menores emissões em comparação com uma configuração tradicional ”, disse Maxwell Oliveira, gerente geral do estaleiro Detroit Brasil.

“Quando a potência de propulsão total é necessária, a conexão entre os dois propulsores é desativada e cada motor é acoplado a cada propulsor, revertendo para um sistema de propulsão de acionamento direto tradicional. As características de desempenho do mtu 16V 4000 M65L e seu mapa de desempenho permitem este tipo de conceito de propulsão híbrida, mantendo um nível considerável de potência de reserva disponível sob demanda”, disse Oliveira.

“Este pedido é um marco importante no lançamento da próxima geração de motores da série mtu 4000, já que o motor 16V 4000 M65L é atualmente a versão mais potente da nova série e está sendo fornecido para a América Latina pela primeira vez”, disse Christof von Bank, diretor de Vendas, Marinha e Américas na unidade de negócios Power Systems da Rolls-Royce. “Além disso, este contrato reforçará nossa participação de 20% no mercado brasileiro de rebocadores com motores mtu, posição que conquistamos na última década, desde a instalação de nossa primeira Série 4000 em um rebocador em 2010”, acrescentou.

Os motores mtu serão entregues em fases: dois em agosto, dois em outubro e dois conjuntos compostos por dois motores cada em dezembro.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira