Divisão tecnológica do grupo Bravante fechou contrato de um ano com operadora independente que envolve desmobilização de dutos flexíveis e equipamentos submarinos de 3 plataformas na Bacia de Campos
A RRC Tecnologia e Inovação, do grupo Bravante, fechou um contrato de consultoria de 12 meses com a Trident Energy do Brasil para o projeto de descomissionamento de dutos flexíveis e equipamentos submarinos conectados às plataformas P-07, P-12 e P-15, nos polos de Pampo e Enchova, localizados na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. A RRC está encarregada de realizar a consultoria técnica e operacional para a remoção de 800 quilômetros de dutos flexíveis e outros materiais submarinos remanescentes na região, em uma profundidade média de 150 metros.
O objetivo final do projeto é a confecção e entrega de três programas de desativação de instalações (PDIs), um para cada plataforma. A RRC informou que disponibilizará simuladores e softwares de última geração, além de uma equipe técnica multidisciplinar para otimizar a segurança e mitigar os riscos ambientais desse projeto de descomissionamento, o qual considera um dos maiores do Brasil até os dias de hoje.
A RRC realiza simulações computacionais de operações submarinas utilizando veículos de operação remota (ROVs) e treinamentos para profissionais da área subsea. Fundada em 2005, a divisão tecnológica do grupo Bravante tem no portfólio mais de 4500 horas de simulações realizadas. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mais de R$40 bilhões deverão ser investidos até 2026 em descomissionamentos no país.
PUBLICIDADE