A Samsung Heavy Industries concluiu uma viagem experimental de 1,5 mil quilômetros em um navio porta-contêineres de 15.000 TEUs, para testar a operação de sua mais recente tecnologia de navegação autônoma.
A viagem ocorreu de 26 de junho a 1º de julho, usando o Sistema de Navegação Autônoma Remota (SAS) e o Sistema de Navio Inteligente (SVESSEL), desenvolvidos de forma independente pela Samsung, no navio porta-contêineres, construído no estaleiro Geoje, na Coréia. A embarcação percorreu a rota de 1,5 mil quilômetros de Geoje a Kaohsiung, em Taiwan, passando pela ilha de Jeju, no sul da Coréia.
PUBLICIDADE
Este teste de demonstração examinou a operação de tecnologias de navegação autônoma incorporando dados de sensores AIS, radar e câmera, que identificaram com precisão mais de nove mil obstáculos, como navios e bóias em um raio de 50 quilômetros durante a operação.
A embarcação também foi capaz de navegar e redirecionar para evitar 90 possíveis encontros com outros veleiros. A Samsung diz que as escolhas feitas pelo sistema de navegação autônoma foram mais de 90% consistentes com as rotas escolhidas por um navegador humano trabalhando com o projeto nas mesmas situações.