O governador Tarso Genro, acompanhado do diretor-presidente do Badesul, Marcelo Lopes, do diretor-presidente da AGDI, Marcus Coester, e do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Tigre, participou de reuniões fechadas com os diretores da Samsung e da Daewoo. O objetivo foi de mostrar as vantagens do Polo Naval do Rio Grande.
Em função do aumento constante dos investimentos da Petrobras, as duas empresas pretendem investir no Brasil.
A possibilidade da instalação em Rio Grande ficou mais forte após a palestra do chefe do Executivo sobre indústria naval, petróleo e gás, ocorrida no final de abril, no Rio de Janeiro. Tanto a Samsung, quanto a Daewoo estavam com representantes no evento e intensificaram as negociações a partir daquele momento.
"Eles estão interessados e combinaram que vão mandar missões técnicas ao Rio Grande do Sul para avaliar estas possibilidades de investimentos. E nós mostramos a eles que temos condições de organizar no Estado, juntamente com a Fiergs, com nossas escolas técnicas e com as universidades, uma vasta rede de mão-de-obra qualificada e de formação técnica e tecnológica adequada para as suas pretensões", destacou Tarso.
As visitas da Daewoo e da Samsung ao Rio Grande do Sul devem ocorrer em até 60 dias. Os estaleiros coreanos são responsáveis por 40% da produção mundial de navios e plataformas de exploração de petróleo e gás.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE