A Sete Brasil Participações SA, através de sua subsidiária Urca Drilling B.V, e a Keppel Offshore & Marine Ltd (Keppel O&M), a partir da subsidiária Fernvale Pte. Ltd., firmaram uma garantia de contrato de cerca de R$ 1,5 bilhão (US$ 809 milhões) para concepção e construção de uma plataforma semi-submersível de perfuração.
O valor do projeto da Keppel, batizado de DSS38E, corresponde ao da proposta apresentada à Sete Brasil pelo estaleiro asiático em julho de 2011.
“Estamos confiantes de que a sonda será adequada para a costa brasileira. Ter como parceira a Keppel é uma garantia de termos um equipamento de qualidade dentro do prazo e custos esperados”, afirmou, em nota, João Carlos Ferraz, presidente da Sete Brasil, acrescentando que nos próximos anos a companhia deverá encomendar mais ativos para a exploração do pré-sal, atendendo à crescente demanda da indústria naval no Brasil.
A DSS38E deve começar a operar no final de 2015, com capacidade para perfurar a uma profundidade de total 10 mil metros, sendo 3 mil metros de lâmina d’água. Este modelo terá comprimento total de 108 metros e capacidade para receber tripulação de até 160 pessoas, com armazenamento de elevação vertical e horizontal.
Também em nota, o presidente da Keppel Offshore para a América Latina, Chow Yuen Yew, afirmou que é “importante estar associado à empresa brasileira no desenvolvimento de soluções de perfuração para os campos de petróleo em águas profundas”.
A DSS38 será a primeira plataforma semi-submersível da Sete Brasil e a terceira plataforma da Keppel a entrar em operação no país. A companhia também já entregou outros projetos importantes para a Petrobras, como a P-52, a P-51 e a P-56.
(Rafael Rosas | Valor)
PUBLICIDADE