Receba notícias em seu email

MSC

Sete Brasil espera até US$13,2 bi em empréstimos do BNDES

SÃO PAULO - A Sete Brasil, empresa que recebeu encomendas de 28 sondas de perfuração da Petrobras, espera receber empréstimos da ordem de até 13,2 bilhões de dólares do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar parte da construção dos equipamentos.

A Sete Brasil recebeu em fevereiro encomendas de afretamento de 21 sondas da Petrobras avaliadas em cerca de 60 bilhões de dólares . Anteriormente, a empresa havia recebido encomendas de outras sete sondas.

Representantes da Sete Brasil disseram à Reuters que a empresa já tem uma carta do BNDES que garante o financiamento das primeiras sete sondas para um montante de 80 por cento a 100 por cento do conteúdo local das unidades, o que equivale a 2,7 bilhões a 3,4 bilhões de dólares.

A Sete Brasil espera tratamento similar para o financiamento das demais sondas, o que poderia totalizar aporte de 13,2 bilhões de dólares no período de nove anos até 2020.

"Para as outras 21 sondas, apesar de ainda não termos a carta de garantia (do BNDES), tivemos uma sinalização do banco de que as premissas para financiamento seriam muito semelhantes ao aplicado às sete sondas iniciais", informou a companhia em nota.

Segundo a Sete Brasil, "se assim for, os volumes financiados pelo banco seriam entre 7,8 e 9,8 bilhões de dólares. A soma dos dois financiamentos então iria variar entre 10,5 e 13,2 bilhões de dólares", para um período de desembolso de 2012 a 2020.

A Reuters havia informado em fevereiro que o BNDES seria a principal fonte de financiamento para a construção das sondas, que também deve receber suporte de agências de crédito para exportação dos Estados Unidos e Noruega.

Os representantes do BNDES não responderam as mensagens que pediam comentários sobre a matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, nesta terça-feira, de que o banco prepara um financiamento de sondas que pode chegar a 15 bilhões de reais.

(Fonte: Agência Estado/REUTERS/Alberto Alerigi Jr., reportagem adicional de Brad Haynes)






PUBLICIDADE




   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira