SÃO PAULO, SP - A Sete Brasil, que arrematou a operação de 28 sondas de perfuração para a Petrobras, informou hoje que antecipará a entrega da plataforma que está sendo construída no estaleiro Brasfels, no Rio. A entrega é prevista para 2016 e, segundo o presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz, pode ocorrer em 2015.
A primeira sonda a ser entregue, entretanto, é a que será construída pelo estaleiro Jurong, que está em fase de instalação no Espírito Santo. A previsão é que a sonda seja entregue em julho de 2015 mas o estaleiro, entretanto, ainda não está pronto. Segundo Ferraz, não há atraso na obra do Jurong e que "no mundo inteiro, nenhum estaleiro fica pronto antes do primeiro navio".
As sondas deverão obedecer regras de conteúdo local. As primeiras deverão ter 55% dos componentes feitos no Brasil, percentual que aumentará até 65%.
Segundo Ferraz, o conteúdo local não é um problema. Em suas contas, 40% de conteúdo local já são garantidos com o o aço usado no casco da plataforma, com o pagamento de impostos e com a contratação de pessoal.
"Chegar a 65% é bastante razoável e possível", disse o executivo, que participou de evento organizado pela agência de notícias Bloomberg, em São Paulo.
Fonte: FolhaPress/Mariana Carneiro
PUBLICIDADE