A Royal Dutch Shell informou nesta quinta-feira (18) que foi iniciada a obra de construção do primeiro navio flutuante do mundo que terá tecnologia para produzir gás liquefeito de petróleo.
A multinacional do petróleo disse que deu início às primeiras etapas para a fabricação do Prelude floating liquefied natural gas, ou FLNG, instalação que vai explorar campos de gás a 200 quilômetros da costa da Austrália.
"Hoje estamos cortando 7,6 toneladas de aço para a fabricação do Prelude, mas no total serão mais de 260 mil toneladas de aço fabricadas para a construção do navio", afirmou o diretor de tecnologia de projetos da Shell, Matthias Bichsel.
Quando concluído, o Prelude FLNG terá 488 metros de comprimento, o que fará dele a maior instalação flutuante em alto mar já construída, informou a Shell. Ele vai produzir gás no mar e transformá-lo em gás natural liquefeito, que será então transferido diretamente para navios que vão levar o produto aos consumidores.
Nos períodos de maior movimentação, cerca de 5 mil pessoas trabalharão na construção do FLNG na Coreia do Sul e outras 1.000 construirão o sistema de atracação da torre, equipamentos e poços submersos em outras partes do mundo, afirmou a Shell, que é pioneira na tecnologia FLGN e espera começar a produzir em 2016.
Fonte: AE / Priscila Arone
PUBLICIDADE