Receba notícias em seu email

MSC

Submarino 'Humaitá' testa propulsão no mar

Avaliação da segunda unidade do Prosub ocorreu na última semana, no litoral sul do Rio de Janeiro. Entrega ao setor operativo da Marinha está prevista para 2º semestre de 2023


O submarino Humaitá (S-41) realizou, na última semana, o primeiro teste de propulsão no mar. A avaliação da navegação na superfície da segunda unidade Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) ocorreu entre os dias 12 e 16 de dezembro, no litoral sul do Rio de Janeiro. A etapa é realizada antes das primeiras imersões dinâmicas, que precedem a entrega do submarino ao setor operativo da Marinha do Brasil, previsto para ocorrer no segundo semestre de 2023.

Durante a navegação na superfície do Humaitá foram realizados exercícios para testar a propulsão, a operação dos lemes em todas as modalidades, os sistemas de navegação, a carga de baterias, o sistema de comunicação e a autonomia na superfície, além de treinamentos com a tripulação do submarino. “O objetivo principal desta saída ao mar foi a realização da primeira navegação independente e o cumprimento de um pacote de testes que garantirá a navegação segura do submarino na superfície para as próximas saídas e testes de mar previstos no processo construtivo do submarino Humaitá até a sua entrega”, afirmou o capitão de fragata Martim Bezerra de Moraes Junior, comandante do Humaitá.

Em agosto de 2022, o submarino realizou a flutuação operacional, que define o início da última fase do projeto de construção, certificando que os sistemas de segurança e operação do submarino estão prontos para as provas de aceitação de cais e de mar. Em novembro, o Humaitá cumpriu o teste de imersão estática e obteve resultado satisfatório nas avaliações. A Marinha informou que, após a navegação na superfície com seu próprio sistema de propulsão, os próximos passos serão a imersão dinâmica e a imersão em grande profundidade com o submarino em movimento.

O S-41 é o segundo da série de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica do Prosub. De acordo com o cronograma, o submarino Humaitá (S-41) será entregue ao setor operativo da Marinha no segundo semestre de 2023, seguido do Tonelero (S-42) e do Angostura (S-43). Segundo a força naval, as duas próximas unidades vêm avançando positivamente no calendário de entrega. A primeira unidade do Prosub, o submarino Riachuelo (S-40), que dá nome à classe, foi integrada ao setor operativo da Marinha do Brasil em setembro, no complexo naval de Itaguaí.

Com informações da Agência Marinha de Notícias


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira