Receba notícias em seu email

Navalshore

Techint não definiu o que fará em Antonina

Com a licença de instalação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) expedida em julho e a aprovação da Antaq desde setembro, a empresa italiana de engenharia marítima Techint já pode usar a área de 100 mil metros quadrados que pleiteou no Porto de Antonina. Localizada no terminal público de Barão de Teffé, a área foi cedida em caráter temporário – 40 meses – à empresa, com o objetivo de servir de apoio às atividades da unidade offshore que existe em Pontal do Paraná. A unidade trabalha, desde junho, na construção de duas plataformas fixas de petróleo para a OSX, de Eike Batista.

O que exatamente será produzido na área de Antonina, no entanto, ainda não se sabe. “Sabemos que será relacionado à fabricação de módulos de plataformas ou componentes para o projeto de Pontal. Pensamos até em deslocar alguma etapa para Antonina, mas ainda não definimos o quê”, explica o diretor de Desenvolvimento da Techint, Luís Guilherme de Sá.

Nos bastidores, fala-se também em produção de módulos para navios FPSOs, embarcações que ficam ancoradas em alto-mar e fazem o primeiro processamento no petróleo antes que seja trazido à costa. Cada montagem de um navio assim leva entre um e dois anos, o que daria longa vida ao “uso temporário” de Antonina.

“A ideia é usar a área de Antonina também para futuros contratos. Nossa expectativa é gerar cerca mil empregos diretos na cidade”, explica o diretor. Ele não menciona prazos para começar as atividades em Antonina, mas algumas fontes falam em cerca de dois meses.

Pontal

Instalada na década de 1980, a unidade de Pontal recebeu investimentos de R$ 300 milhões em reformas e ampliações. Os ministérios públicos Estadual e Federal chegaram a pedir novos estudos ambientais, mas a Justiça entendeu diferente e decidiu em favor da Techint e do IAP no último dia 6. A Techint já concluiu a revitalização, aumentando a área útil da unidade de 140 mil para 200 mil metros quadrados e construindo um cais de 300 metros.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira