Ecobrasil

Terceiro navio do Promef será lançado ao mar hoje

NITERÓI (RJ) - Mais um passo na retomada da indústria naval brasileira será dado hoje. O terceiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) será lançado ao mar em cerimônia no estaleiro Mauá, em Niterói (RJ). Batizada de Sérgio Buarque de Holanda, em homenagem ao historiador, jornalista e crítico literário, a embarcação será destinada ao transporte de produtos derivados claros de petróleo. O navio possui capacidade para 48,3 mil toneladas de porte bruto e 183 metros de comprimento (o equivalente a dois campos de futebol). O evento contará com a presença do presidente Lula.

Este é o segundo navio lançado pelo estaleiro Mauá. O primeiro foi o de produtos Celso Furtado, em 24 de junho. “Estamos atingindo objetivos e mostrando a capacidade da nossa indústria naval, que passou por uma crise, mas está fortalecida”, afirmou o diretor Comercial do estaleiro Mauá, Jorge Gonçalves. O diretor se referiu à crise após os anos 1970, quando o Brasil ocupava o segundo lugar mundial na construção de navios. 

Com a criação do Promef, em 2004 pela Transpetro (subsidiária da Petrobras), já foram gerados mais de 15 mil empregos diretos em todo o País. Em suas duas primeiras fases, o programa prevê a construção de 49 navios, dos quais 46 já foram contratados com investimento de R$ 10 bilhões. “No próximo ano, mais seis serão batizados e até 2014 nossa frota estará renovada”, destacou o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

O próximo a ser lançado será o Zumbi dos Palmares, em produção no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape. O evento deve ser em março de 2011. No início do próximo ano, está agendada a entrega do primeiro navio construído pelo EAS. A previsão era de que o petroleiro Suezmax, batizado de João Cândido, fosse entregue à Transpetro no último mês de agosto, porém a encomenda ainda não foi concluída. O novo prazo (março de 2011) foi dado pelo presidente do EAS, Ângelo Belellis, em entrevista concedida à Folha de Pernambuco em outubro deste ano.

(Fonte: Folha de Pernambuco(PE)/ROCHELLI DANTAS



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira