A TideWise, empresa que opera em robótica marítima e operações com embarcações não tripuladas (USVs), lançou e batizou na sexta-feira (3) duas novas embarcações: os USVs Tupan II e Tupan III, robôs para apoio em operações marítimas em exploração de óleo e gás. Segundo a empresa, elas foram projetadas para operações complexas, com operação remota e sem exposição humana a risco.
De acordo com a TideWise, as novas embarcações derivam do Tupan I e são uma versão aprimorada da pioneira da empresa, com ganhos em autonomia, redundância de sistemas e integração de payloads. Rafael Coelho, CEO da companhia, disse que, além de garantir a realização de operações seguras, os robôs reduzem a emissão de gases do efeito estufa. “O Tupan I já provou o impacto positivo dessa tecnologia, reduzindo 456 toneladas de CO₂ em uma única operação no pré-sal. Com os Tupans II e III, ampliamos nossa capacidade operacional”, afirmou.
PUBLICIDADE
No evento, a empresa anunciou a construção, em colaboração com a Petrobras, de um USV de 18 metros, projetado para operações complexas em águas profundas e ultraprofundas. Já o Tupan IV, atualmente em fase de adequação às normas europeias, permitirá o início das atividades da TideWise Europe, nova filial sediada em Antuérpia, na Bélgica.