Titanzinho é único lugar para estaleiro, diz Cid

Governador Cid Gomes mostra aos deputados a localização prevista para a construção do estaleiro, no Titanzinho
Embora reafirmasse o compromisso de debater amplamente a questão, Cid diz que o Titanzinho é o único local para a obra
O estaleiro "ou é lá (na Praia do Titanzinho) ou não será no Ceará", disse o governador Cid Gomes (PSB), ontem, na entrevista que concedeu na Assembleia Legislativa cearense. Segundo ele, "lá é a única alternativa". Na segunda-feira, na Câmara Municipal de Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins (PT) manifestou sua posição contrária ao projeto e disse que havia estranhado a atitude do governador se reunir com um grupo de vereadores para tratar do assunto.
Ontem, ao defender a construção do estaleiro, o governador disse que é amigo da prefeita e não vai tratar o projeto como algo pessoal. Sobre o convite feito aos vereadores para expor o projeto disse que não achava que tivesse cometido algum erro.
Esclareceu que está aberto a ouvir argumentações de quaisquer natureza, mas está convicto de que trazer para o Ceará um empreendimento que gera 1500 empregos é uma coisa boa. "Se me mostrarem que é ruim eu me rendo, mas até que me mostrem que é ruim eu vou continuar defendendo".
O governador esclareceu que nessa questão não há a possibilidade de se dizer que o projeto pode ser implantado em qualquer outro lugar porque um estaleiro requer determinadas características geográficas. "Nós só temos para o porte desse estaleiro essa possibilidade. Ou é lá ou não será".
Cid Gomes ponderou ao dizer que não quer "empurrar goela abaixo" o projeto estando disposto a conversar. Ele disse que fez um contato com a prefeita e vai ouvir as ponderações dela assim como de outros setores, pois ia receber representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), vai conversar com a Fiec, vai conversar com deputados, vereadores e quer ir à comunidade que na sua avaliação deve ser, em último caso, quem decide. "Eu quero lutar por isso acreditando que é uma coisa boa", ressaltou.
Incompatível
Esclareceu ainda o governador que o projeto de instalação do estaleiro não é incompatível com o projeto da Prefeitura para aquela área da cidade. Informou ainda que a prefeitura foi convidada para participar da primeira reunião sobre o projeto do estaleiro e foi representada pelo secretário de articulação política da prefeita, Waldemir Catanho, que concordou com o local. "Não há aqui ninguém querendo passar por cima de ninguém e nós só resolvemos apoiar o empreendimento porque houve a concordância da Prefeitura. Eu não quero e não vou, estou disciplinado, fazer disso uma questão pessoal".
Antes, no plenário da Assembleia, o governador já havia respondido várias perguntas dos deputados sobre a localização do estaleiro, incluída a do deputado Carlomano Marques (PMDB)sobre se o presidente Lula havia tratado pessoalmente da questão com ele. O governador respondeu que sim e falou do interesse do Governo Federal nos estaleiros em razão dos empregos que geram e por impulsionar o crescimento da economia do País, sugerindo aos deputados criar uma comissão para discutir mais amplamente o assunto.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira