A TKMS AG & Co. KGaA (“TKMS”), empresa do setor de construção naval, anunciou, nesta segunda-feira (20), o início das negociações de suas ações na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha. Segundo a empresa, a colocação dos papéis na bolsa alemã marca a conclusão da cisão da TKMS da thyssenkrupp AG como uma empresa independente e de capital aberto e a transferência de 49% das ações, com direito a voto e dividendos, da TKMS aos acionistas da thyssenkrupp AG.
Após a divisão, a thyssenkrupp AG permanece como acionista majoritária da TKMS, que tem mais de 8.500 empregados em três estaleiros, em Kiel, o maior alemão, e Wismar, na Alemanha, e em Itajaí, em Santa Catarina (Brasil). Ela produz sistemas para submarinos e navios de superfície, bem como de eletrônica marítima e tecnologias de segurança.
PUBLICIDADE
Segundo a empresa, nos últimos cinco anos, sua carteira de pedidos triplicou, atingindo 18,6 bilhões de euros em 30 de junho de 2025. E a expectativa é de crescer devido ao aumento nos gastos com defesa na Europa e em países aliados nos próximos anos. A TKMS espera que o potencial de mercado para segurança marítima dobre até meados da década de 2030 e projeta crescimento médio anual de receita de aproximadamente 10% no médio prazo.