O Sindicato dos Trabalhadores Petroleiros de Pernambuco e Paraíba informou neste domingo (12) que vai realizar um ato de protesto em Boa Viagem, no Recife, em frente à sede local da Petrobras. De acordo com o comunicado da entidade, "o objetivo da manifestação é protestar e, também, demarcar posição contra a 11ª rodada de licitações de blocos para a exploração de petróleo e gás natural, prevista para os dias 14 e 15 de maio, e contra a privatização de diversas barragens cujas concessões vencem até 2015".
De acordo com a entidade, mais de 50 organizações assinaram uma carta que será entregue nesta segunda (13) à presidenta Dilma Rousseff, exigindo o cancelamento do leilão do petróleo e do que o grupo de entidades chama de "privatização das barragens".
Entenda o que é a 11ª Rodada, segundo informações da ANP:
Serão 289 blocos em 23 setores, um total de 155,8 mil km², em 11 Bacias Sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano. Dos 289 blocos, 166 estão localizados no mar, sendo 94 em águas rasas, 72 em águas profundas, e 123 em terra.
O objetivo da 11ª Rodada é promover o conhecimento das bacias sedimentares, desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no país, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda.
Para alcançar esses objetivos, a ANP mantém a aplicação de regras de conteúdo local, que possibilitam o fortalecimento de fornecedores nacionais de bens e serviços. A oferta de áreas em diversos estados brasileiros contribuirá para a redução das desigualdades a partir da descentralização da produção de petróleo e gás no país, incentivando o crescimento da indústria petrolífera em regiões em que este segmento é inexistente ou incipiente.
Fonte: Jornal do Commercio (PE)
PUBLICIDADE