Navalshore 2024

Transpetro completa 25 anos com projeto de construir navios

Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destaca plano de crescimento da subsidiária para se tornar a melhor empresa de logística de petróleo

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e os diretores Claudio Schlosser (Logística, Comercialização e Mercados) e William França da Silva (Processos Industriais e Produtos) participaram nesta segunda-feira (12) da cerimônia de comemoração dos 25 anos de sua subsidiária Transpetro. Realizado em Angra dos Reis (RJ), o evento reuniu cerca de 500 convidados, sendo dividido em duas etapas distintas, a primeira a bordo do navio Carlos Drummond de Andrade, atracado no píer da empresa, e a segunda no Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (Tebig).

Comandado pelo presidente da Transpetro, Sergio Bacci, o evento contou com a participação dos diretores da subsidiária da Petrobras Fernando Mascarenhas (Financeiro), Jones Alexandre Soares (Transporte Marítimos, Dutos e Terminais) e Jair Toledo de Souza (Engenharia e Tecnologia Marítima e Terrestre). Também estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração da Transpetro, Paulo José Alves, o comandante do navio Carlos Drummond de Andrade, Alex Pequeno, o secretário Aurélio Marques (Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis) e as deputadas estaduais Célia Jordão, Elika Takimoto e Verônica dos Santos Lima, além de Deyvid Bacellar, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo federal e coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), e Sergio Paes, diretor da Federação Nacional dos petroleiros (FNP).

Em seu discurso durante a solenidade, Prates destacou o papel da Transpetro, a importância dos 25 anos de atuação da empresa e a forte contribuição de toda força de trabalho. O presidente da Petrobras voltou a afirmar que a Transpetro já desenvolve atuação importante no processo de transição energética e sua relevância crescerá ainda mais.

“Temos essa potência chamada Transpetro, que é feita por vocês e por todos nós, e que cada vez irá crescer mais. O que vem pela frente para a Petrobras e a Transpetro é o crescimento por capilarização e diversificação. Nós já temos presença em todo o Brasil e precisamos ser não só a maior, mas a melhor empresa de logística de petróleo, derivados e fontes de energias renováveis. Precisamos que a Transpetro se prepare para esse futuro tanto quanto a Petrobras está se preparando”, afirmou Prates.

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, reforçou que a empresa retomará os investimentos direcionados à contratação de novos navios. A iniciativa visa atender principalmente a demanda da Petrobras.

“É um dia de celebração, de lembrar toda a trajetória da Transpetro em terra e no mar. A Transpetro é responsável por garantir que as pessoas se locomovam. A empresa não será privatizada e não vamos vender mais nenhum ativo. O futuro da Transpetro continuará ligado ao desenvolvimento do país e voltaremos a investir fortemente”, declarou Bacci.

O diretor Cláudio Schlosser destacou o trabalho integrado de sucesso entre a Petrobras e a Transpetro. “Se a Petrobras é o coração, a Transpetro é as artérias que abastecem esse país todo. Um não vive sem o outro”, afirmou o diretor.

Durante a cerimônia, Prates e Bacci descerraram a placa comemorativa dos 25 anos da Transpetro. O evento contou ainda com apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, patrocinada pela Petrobras e foi transmitido ao vivo para toda a força de trabalho da Transpetro, conectando mais de 14 mil colaboradores em terra e no mar.

Transpetro

Operando 49 terminais (28 aquaviários e 21 terrestres), 7,7 mil quilômetros de oleodutos, 5,1 quilômetros de gasodutos e 36 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 130 clientes.

O Tebig, onde foi realizada a segunda parte da cerimônia, é responsável por cerca de 90% de todo petróleo exportado pela Petrobras. Em janeiro, o terminal registrou recorde histórico de operação de navios, com a marca de 51 atracações.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira