Prospecção para novo estaleiro no Ceará já começou. Transpetro confirma lançamento de licitação para estudo de novo empreendimento no Estado ainda esta semana. Prazo para assinatura de contrato entre Transpetro e Promar termina hoje
A licitação para o estudo de viabilidade da instalação de um estaleiro no Ceará vai ser lançada esta semana, confirmou, ontem, a assessoria de imprensa da Transpetro. Ao contrário do que aconteceu com o projeto Promar Ceará, que o Estado perdeu, o objetivo é levantar tecnicamente e antecipadamente o local que poderá receber o empreendimento de forma adequada financeira, social e ambientalmente.
Ainda conforme a assessoria de imprensa a subsidiária da Petrobras, “o escopo do estudo ainda está em fase de definição. A Transpetro explicou, em nota à imprensa do dia 18 de junho, os motivos que trazem a necessidade de novos estaleiros no País.
“Tendo em vista o crescimento previsto da demanda por navios petroleiros e gaseiros por meio do desenvolvimento da produção de petróleo e gás na camada pré-sal, e atendendo a uma orientação expressa do presidente Lula, a Transpetro se compromete a participar ativamente de novos estudos no sentido de viabilizar, no futuro, um outro estaleiro no Ceará”, constava na nota.
Fim do prazo
Os investidores do Estaleiro Promar só tiveram até hoje para apresentação dos documentos exigidos pela Transpetro para assinatura do contrato de construção de oito gaseiros para a Petrobras. Pelo menos, esse foi o prazo estabelecido pelo presidente da Transpetro, o cearense Sérgio Machado.
Sobre o assunto, a empresa respondeu apenas: “A Transpetro emitirá um comunicado sobre a situação do Promar Ceará hoje (dia 30)”.
O diretor presidente da PJMR, que encabeça o Promar, foi direto: “Amanhã (hoje), vocês vão saber”. O empreendimento vai construir quatro embarcações de 7 mil m³, dois de 12 mil m³ e dois de 4 mil m³, para transporte de gás liquefeito de petróleo. O valor do contrato com o Promar é de US$ 536 milhões.
Fonte: O Povo (CE)/Andreh Jonathas
PUBLICIDADE