Navalshore 2024

Transpetro não garante próximo estaleiro no Ceará

O desejo expresso pelo presidente Lula de ver o próximo estaleiro instalado no Ceará não está garantido. Segundo o presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, Sérgio Machado, a escolha do estado onde será o próximo empreendimento não depende exclusivamente de vontade política. “Isso não depende do Governo. É uma licitação. Quem ganha é o empresário que apresentar a melhor proposta”. Para que o Ceará possa participar de futuras concorrências ainda sem data definida, a Transpetro vai lançar na próxima semana uma licitação para contratar a empresa que vai realizar um estudo de viabilidade no Estado.
Segundo Machado, depois do lançamento, as propostas serão recebidas em um prazo de 30 dias. O estudo técnico deve durar em média 90 dias. “No máximo até o final deste ano teremos uma resposta” completou o gerente executivo do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), Arnaldo Arcadier. O estudo foi garantido em reunião com o presidente Lula na semana passada.
O presidente da Transpetro foi enfático ao afirmar que antes de pensar em licitação é necessário que o Ceará defina que área poderá comportar um estaleiro. “Não podemos transportar petróleo em navios de papel, mas em navios reais. O estaleiro pode até ser virtual, mas o terreno não. Ele precisa existir de fato”, completou. Segundo ele, a expectativa é de que com o estudo, o Estado possa ter condições técnicas de concorrer com outros estados.
Sem prorrogações
Sérgio Machado reafirmou que o prazo de 30 de junho para que a localização do estaleiro Promar seja definida não será estendido. Para isso, os estados que poderão receber o estaleiro precisam ter o terreno definido e a licença prévia ambiental aprovada até essa data. “O contrato precisa ser assinado até o dia 10 de julho para que possamos manter os preços com os fornecedores”, completou.
De acordo com o presidente, em média cinco estados estão buscando sediar o empreendimento. “Ouvi falar que são pelo menos três no Nordeste, um no Sudeste e mais um no Sul. Nós temos vários estados interessados”, destacou.

Fonte: O Povo (CE)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira