Receba notícias em seu email

MSC

Transpetro suspende contrato com Estaleiro Atlântico Sul

A Transpetro anunciou que suspenderá os contratos com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) a partir do sexto navio até que a unidade de construção apresente um novo parceiro tecnológico, cronograma e como o estaleiro irá operar, conforme disse o presidente da estatal, Sérgio Machado, durante sua visita à 9ª edição da Navalshore.

- Todo começo é difícil. Os contratos com o EAS foram suspensos. Estamos esperando que eles (EAS) nos deem condições para que os contratos a partir do sexto sejam recolocados.

Sérgio Machado fez questão de ressaltar que o setor naval ingressa numa nova fase, a busca da competitividade. Para isso, segundo ele, a Transpetro iniciou um programa de três pilares. O primeiro era fabricar no Brasil; o segundo, atingir o índice de nacionalização acima dos 65%; por fim, tornar o setor competitivo em nível mundial.

- Nós já somos a quarta maior carteira de petroleiros do mundo. Estamos muito próximo do Japão em termos de construção de petroleiros e, em breve, passaremos. Vamos focar nossa atuação no sentido da busca da produtividade e competitividade, sabendo que isso no mundo levou 20 anos, e nós vamos conseguir em, no máximo, 15.

Quanto aos programas Promef 1 e 2, que totalizam 49 navios de vários tipos, Sérgio Machado disse que a Transpetro recebeu, nos últimos meses, três navios e, sengudo ele, até o final do ano a empresa receberá mais.

- Nos próximos seis meses vamos ter mais dois ou três navios. Além disso, temos o estaleiro Rio Tietê, que já vai começar a cortar aço até o final de agosto ou início de setembro. Também tem o estaleiro STX Promar, que está em franco andamento. Temos seis navios sendo entregues, em final de acabamento, além de um Panamax, que está sendo construído no estaleiro Mauá, e mais dois no EAS. Hoje, o setor esta muito robusto, gerando cerca de 60 mil empregos diretos - disse, afirmando que a presidente da Petrobras, Maria Graça Foster, garantiu que nenhum dos investimentos dos 49 navios da Transpetro será modificado.

Fonte: Monitor Mercantil






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira