Transpetro vai lançar petroleiros com homenagens a Celso Furtado e Francisco Gros

A Transpetro vai lançar ao mar nos próximos meses sete petroleiros de grande porte no Estaleiro Mauá, no Rio, com homenagens a grandes economistas do País.
O primeiro será lançado no dia 24 de junho e irá homenagear o economista Celso Furtado, um dos mais influentes pensadores do nacional-desenvolvimentismo brasileiro e latino-americano.
O segundo petroleiro só deverá ser lançado ao mar em outubro ou novembro. Tudo indica que será batizado com o nome do economista Francisco Gros, recém-falecido e que presidia a Petrobras no último ano do governo Fernando Henrique Cardoso.
Seria uma bela homenagem a Gros, um economista da linha liberal, que defendia menor participação do Estado na economia, e que no último ano do governo FHC acabou se envolvendo numa discussão com o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva a respeito da contratação de embarcações no exterior. Gros se manifestou contrário a essa política.
Ao dar o nome de um navio a Gros, a Transpetro vira a página nesse capítulo e homenageia um brasileiro que, além da Petrobras, presidiu o Banco Central e o BNDES, com grandes serviços prestados ao País.
Os petroleiros a serem lançado no Estaleiro Mauá fazem parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), criado em 2004 para revitalizar a indústria naval em bases globalmente competitivas.
O primeiro navio foi lançado no dia sete de maio no porto do Suape, em Pernambuco, e foi batizado de “João Cândido”, em homenagem ao líder da Revolta da Chibata.
O petroleiro tem 274 metros de comprimento, com capacidade para um milhão de barris de petróleo (metade da produção diária nacional), e será utilizado para o transporte de longo curso (viagens internacionais).

Fonte: Correio Várzea-Grandense

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira