Receba notícias em seu email

Navalshore

Tupi: potencial é de até 8 bilhões de barris

São Paulo - A perfuração do nono poço do bloco BM-S-11, em águas profundas da Bacia de Santos, na área de Tupi, confirmou o potencial de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal daquela área, estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo equivalente. A Galp Energia, de Portugal, que tem uma participação de 10% no consórcio que explora o BM-S-11, repassou a informação à Comissão de Valores Mobiliários (CMVM). A Petrobras é a operadora do consórcio, com 65% de participação e a BG Group tem 25%.

Segundo comunicado da Galp, o poço comprovou que a acumulação de petróleo se estende até ao extremo Sul da área do plano de avaliação de Tupi e também que a espessura do reservatório com petróleo chega a cerca de 128 metros, o que, de acordo com a empresa, reduz as incertezas das estimativas de volume de hidrocarbonetos da área.

''Além do grande volume recuperável estimado, o petróleo do Tupi tem uma densidade de 28º API, o que lhe confere excelente valor comercial'', informa o comunicado.

Conforme a empresa, a declaração de comercialidade está prevista para 31 de dezembro de 2010, sendo que, até lá, serão perfurados dois poços de delimitação. O novo poço, informalmente conhecido como Tupi SW, foi perfurado em lâmina de água de 2.152 metros, a cerca de 290 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 11 km a Sudoeste do poço Tupi Sul, onde é realizado o teste de longa duração nos reservatórios do pré-sal na Bacia de Santos.

Fonte: Folha de Londrina/Agência Estado






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira