O construtor naval e projetista de navios norueguês Ulstein desenvolveu um novo navio, o "Ulstein SX232", projetado para atender o mercado eólico offshore para instalações flutuantes e fixas, bem como a indústria offshore de petróleo e gás.
Projetado para operações de trabalho no mercado de energia offshore, o "Ulstein SX232" apresenta um casco otimizado baseado no design Ulstein Twin X-Stern.
PUBLICIDADE
A embarcação está equipada com um sistema inteligente de energia e propulsão desenvolvido para minimizar o consumo de durante as operações de DP e um sistema integrado de recuperação de energia que utiliza todo o calor residual nos sistemas de máquinas, incluindo água de resfriamento e exaustão.
De acordo com a Ulstein, isso permitirá que o equipamento reduza as emissões e os custos operacionais, ao mesmo tempo que melhora o desempenho, a segurança e o conforto.
A seção dianteira da embarcação acomoda 130 pessoas e inclui dois hangares para veículos operados remotamente (ROV).
Um moonpool está posicionado na parte traseira do bloco de acomodações, complementado por um amplo deck plano com mais de 2.000 m². Este design de convés plano aumenta a adaptabilidade da embarcação, permitindo múltiplas configurações operacionais para atender diversas tarefas marítimas.
A plataforma básica foi configurada com um guindaste offshore de 250 toneladas. No entanto, a plataforma também pode suportar um guindaste maior de 400 toneladas, observou a Ulstein.
Com a capacidade atualizada do guindaste, a embarcação poderá suportar a instalação de âncoras de sucção, comuns para energia flutuante offshore.