A Vard Electro entregou para o estaleiro norueguês Ulstein Verft dois navios de operação de serviços de construção (CSOVs), Olympic Boreas e Olympic Notos. Eles serão implantados no setor de energia offshore. As novas construções são os primeiros CSOVs a empregar a solução TWIN X-STERN da Ulstein com quatro hélices principais na proa e na popa para otimizar o uso da potência do propulsor no posicionamento dinâmico. Isso, junto com a propulsão híbrida diesel-elétrica, armazenamento de bateria e gerenciamento inteligente de energia, resultou em uma redução no consumo de combustível de quase 50%, de acordo com a Olympic.
A empresa forneceu um pacote de TIC de última geração para cada embarcação, compreendendo sistemas de comunicação, segurança e bem-estar da tripulação, incluindo CFTV para segurança e navegação, sistema interno de comunicação de voz (VCS), sistema de endereço público e alarme geral (PAGA) e sistema de entretenimento IPTV, juntamente com racks de TI, serviços de rede e integração.
PUBLICIDADE
Os CSOVs, construídos com a tecnologia 'Twin X-Stern' e propulsão híbrida diesel-elétrica com armazenamento de bateria, atingem uma redução de até 50% no consumo de combustível, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade da Olympic. O sistema SeaQ, modular e adaptável, já foi implementado em mais de 100 embarcações, demonstrando a expertise da Vard Electro na integração eficiente de soluções para projetos complexos de construção naval.