A PTTEP, companhia de energia tailandesa pretende fazer nesta semana a quarta tentativa em interromper um vazamento de petróleo e gás em andamento no mar do Timor, ao norte da Austrália, após três tentativas frustradas de reparo, que duram sete semanas e meia.
A plataforma Montara começou a vazar mais de 400 barris por dia, junto com outra perfuradora, West Atlas, em 21 de agosto, atingindo 200 quilômetros na costa de Kimberly.
Ambientalistas informaram que o óleo derramado é responsável pela morte de vários peixes, que estão chegando à costa Indonésia, assim como envenenando inúmeros pássaros. Autoridades em Canberra (capital australiana) insistem que somente 16 pássaros foram encontrados e nenhuma baleia ou golfinho foram afetados e que testes toxicológicos de peixes não apresentaram contaminação.
Na semana passada, a PTTEP concordou com o ministro do meio ambiente australiano, Peter Garrett, em realizar um programa de monitorização de longo prazo do meio ambiente na área afetada. (da Redação)
PUBLICIDADE