Havana - Petróleos de Venezuela (Pdvsa) recebeu hoje na doca Caribbean Drydock Company (CDC), o barco- pratico Guaiquerie, segundo dos seis que se construirão em Cuba no marco de um convênio bilateral.
Montado totalmente neste país, o barco com 786 cavalos de força-, será empregue para assistir as manobras dos navios nos terminais petroleiras venezuelanas.
Trata-se da materialização de projetos comuns entre Venezuela e Cuba com o objetivo de assegurar a soberania nas operações petroleiras, explicou Francisco Reis, subgerente de novas construções de CDC.
Asdrúbal Chávez, vice-presidente de Pdvsa, transmitiu um abraço do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e ressaltou o esforço comum por fortalecer a integração regional e a construção de uma pátria grande para os latino-americanos.
Recordou a entrega o passado 30 de abril do barco Kariña, cuja tecnologia facilita o processo de otimização.
Todo redundará em benefícios e função da cooperação e unificação entre os membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América, ampliou.
Em tanto, indicou, agradecemos a vontade de cooperação integracionista do líder da Revolução cubana, Fidel Castro, o presidente Raúl Castro e Chávez.
Atualmente Pdvsa Oriente conta com dois barcos deste tipo próprios e quatro arrendados, os quais serão substituídos progressivamente.
Para dezembro de 2011 prevê-se que Cuba entregue o terceiro barco-pratico Cumanagoto.
Fohnte: (Prensa Latina/Martha de la Caridad Moya Delgado
http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=312890&Itemid=1
PUBLICIDADE