Receba notícias em seu email

MSC

Vereadores vislumbram alternativa para estaleiro

Após visita às instalações da Indústria Naval do Ceará (Inace), estaleiro já instalado em Fortaleza, vereadores da Câmara Municipal chegaram à conclusão de que seria possível pensar em alternativas ao Titanzinho, local que hoje é motivo de divergências sobre a instalação de um empreendimento similar, mas bem maior, para a construção de navios gaseiros.
A conclusão dos vereadores, porém, se dá mesmo sem uma ideia certa de como viabilizar uma mudança de planos para possibilitar que a Inace, que não participou da concorrência da Transpetro, construísse os navios. O estaleiro que deve fazer as embarcações é um empreendimento ainda virtual denominado Promar Ceará, dos mesmos donos do estaleiro Atlântico Sul, já instalado em Pernambuco.
O grupo de vereadores tinha como objetivo avaliar o funcionamento do local e a dimensão dos impactos que um aparelho naval causa em seu entorno. O presidente da Câmara, Salmito Filho (PT) - que subscreveu o requerimento da visita e que defende o estaleiro no Titanzinho - não compareceu.
O presidente da Inace, Antônio Gil Bezerra, afirmou categoricamente que a empresa tem a ``capacidade e autonomia`` para a construção dos navios. Segundo Bezerra, seria necessário um investimento de R$ 50 milhões para a construção dos diques onde atracariam as embarcações para o processo de acabamento. Os custos do estaleiro no Titanzinho podem chegar a R$ 250 milhões.
No local, durante a visita foi possível observar sucatas, entulhos de ferragens, cheiro de ferrugem. Apesar do aparente cenário de degradação, porém, Bezerra garante que os únicos impactos que a indústria causa é ``o barulho e a extinção da praia``.
O vereador Acrísio Sena (PT) definiu o ambiente como ``absolutamente incompatível com o mundo urbano habitável``, mas se disse ``feliz`` com a visita, que possibilitou a ``sinalização de alternativas técnicas dentro de Fortaleza``. ``Ficamos o tempo todo presos a uma discussão dos interesses econômicos de uma empresa, que dizia não haver outra possibilidade``, disse.
O vereador João Alfredo (PSOL) afirmou que a possibilidade ``desmente o discurso oficial``. Alfredo disse que essa informação de que ``alternativas existem`` deve ser levada ao conhecimento da população.
EMAIS
- O vereador João Alfredo (PSol) criticou ontem o posicionamento ``preliminar`` da seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) sobre a possível construção de um estaleiro em Fortaleza. O vereador disse, durante sessão na Câmara Municipal, que a OAB-CE, através de sua atual direção, pode vir a ``indicar os meios jurídicos para viabilizar a construção do estaleiro na praia do Titanzinho``.
- "Eu já vi a OAB em momentos melhores que esse", disparou o vereador.
- Alfredo se referia ao fato de, apesar de o parecer técnico da OAB ainda não ter sido divulgado, o presidente da Ordem, Valdetário Monteiro, ter revelado que a opinião "preliminar" da entidade é favorável à construção do estaleiro no Titanzinho - considerando ``a geração de empregos para uma população necessitada".
- A OAB-CE promete divulgar na próxima terça-feira um parecer sobre o caso estaleiro. Segundo Laércio Noronha, da comissão de urbanismo da entidade, será um parecer "apenas técnico", sem "ideologizar" a discussão.
- O secretário de Meio Ambiente do Município, Deodato Ramalho, enviou ofício à OAB solicitando ter acesso aos estudos que estão sendo feitos para o parecer. Deodato, também advogado, faz oposição ao grupo de Valdetário na entidade e é contrário ao estaleiro no Titanzinho. (fonte: O Povo online)

 


PUBLICIDADE



 

 






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira