Navalshore 2024

Vilela: 'Estaleiro Eisa já é concreto em Alagoas'

Em coletiva realizada na noite de sexta-feira (19), em um hangar do Aeroporto Zumbi dos Palmares, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela, trouxe na bagagem duas vitórias para Alagoas: a autorização concedida pelo IBAMA, para que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) local aprove a liberação de 50 hectares para a instalação do Estaleiro Eisa no estado e a Petrobras, através da Comissão de Licitação, considerou o estaleiro apto a participar da licitação nacional. "O Estaleiro Eisa vai ser instalado em Alagoas", garantiu.

Vilela contou que em reunião com o IBAMA, em Brasília há dois dias, o órgão afirmou que o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) está apto para autorizar o Estaleiro Eisa com 50 hectares de área em Coruripe, município situado no litoral sul alagoano.

Sobre a importância de integrar o grupo que briga pela licitação da Petrobras, Vilela pontou que a celeridade é o principal fator para o estado comemorar a grande conquista. “Ganhar a licitação é importante para dar celeridade ao início das obras e a captação de recursos. Mas independente da licitação, a implantação do Estaleiro Eisa em Coruripe já é um fato concreto”, disse, afirmando que teve a informação do presidente da Petrobras.

“A instalação do estaleiro em Alagoas já é concreta. independente da licitação da Petrobrás”, garantiu Téo.

No processo licitatório que chegou na reta final nesta quarta-feira (17) o Eisa Alagoas havia sido excluído, porque foi o único entre os sete concorrentes a não obter a aprovação de projeto por parte do IBAMA.

O governador não descarta a possibilidade de outros estados estarem interferindo na autorização da obra. “O estaleiro está sendo disputado por dez estados brasileiros, mas, durante a inauguração de um navio no estaleiro Mauá, no Rio de Janeiro, percebi que o presidente Lula defende a instalação do Estaleiro Eisa em Alagoas”, colocou Vilela.

Uma comitiva viajou junto com o governador, o eleito senador por Alagoas Benedito de Lira, o deputados Arthur Lira, Carimbão e Maurício Quintella e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio. “Ficamos muito satisfeitos e vislumbrados com o que vimos. Participar da inauguração do navio no Bahia de Guanabara deu ainda mais força para lutarmos para trazer para Coruripe o Estaleiro Eisa, enfatizou, reforçando que o nosso estaleiro que se instalará em Alagoas, em breve, teria 96 hectares e de acordo com o IBAMA terá 50 equitares liberados, ainda conta uma área quatro vezes maior que o Mauá. “Se já ficamos maravilhados com o que vimos lá, a alegria dos milhares de empregados com a tecnologia e a magnitude daquele estaleiro, imagine com o nosso que será quatro vezes maior”, comentou.

Fonte: Primeira Edição/Lídia Lemos e Thayanne Magalhães

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira