Receba notícias em seu email

MSC

Voith estabelece novo recorde

O Grupo Voith expandiu sua posição no mercado em todas as divisões no ano fiscal de 2011 (até o dia 30 de setembro) e alcançou novos recordes em receita e entrada de pedidos. Esta última - na empresa familiar - melhorou em relação ao ano anterior em 20%, subindo para 6,4 bilhões de euros. Com isso, ultrapassou o recorde anterior, alcançado no ano de grande expansão de 2007/2008. A receita cresceu para 5,6 bilhões de euros no ano fiscal anterior e foi novamente 8% superior ao valor recorde do ano passado. A Voith pôde aumentar novamente o já excelente resultado do ano anterior: o operacional, antes dos itens especiais, aumentou para 416 milhões de euros e, depois de impostos, o Grupo obteve 200 milhões de euros.

"Estes bons números são uma confirmação clara da nossa estratégia de longo prazo, orientada para um crescimento sustentável e rentável. É particularmente gratificante o fato de o nosso resultado ter crescido mais ainda do que as nossas vendas", disse o Dr. Hubert Lienhard, Presidente da Diretoria da Voith GmbH, na conferência de imprensa de balanço do Grupo em Stuttgart. "Nós mostramos que estamos em um ambiente desafiador e somos capazes de explorar nossos pontos fortes – nosso portfólio equilibrado, nossas raízes profundas nos principais mercados internacionais e nossa força inovadora", afirmou Lienhard.


PUBLICIDADE



O Grupo Voith pôde registrar, no ano fiscal anterior, crescimentos tanto em termos de vendas quanto em entrada de pedidos, nas quatro áreas de negócios e aumentar, portanto, os resultados consistentemente em dois dígitos. O Presidente da Voith, Lienhard, salientou: "No último ano fiscal, o valor dos novos pedidos nas quatro áreas de negócios ficou acima das respectivas vendas. Isso mostra que não vivemos da substância, mas que já estamos garantindo o crescimento futuro e o aproveitamento adicional de nossas capacidades."

A Voith Hydro, líder mundial entre os fornecedores de serviços completos para equipar usinas hidrelétricas, aumentou as vendas em 6%, para 1,2 bilhão de euros. A área bem-sucedida, especialmente nos mercados principais da América do Sul, do NAFTA e da China, registrou um aumento de 81% na entrada de pedidos, para 1,8 bilhão de euros. A carteira de pedidos atingiu 3,3 bilhões de euros até 30 de setembro. O amplo portfólio de produtos permite que a Voith Hydro seja capaz de fornecer tanto as tecnologias futuras quanto a primeira usina comercial de energia das ondas, além de contribuir decisivamente para a energia renovável global com usinas de armazenamento de energia bombeado, de comprovada eficiência.

A divisão Voith Industrial Services, no fornecedor de serviços Voith para indústrias-chave, como automotiva, de energia, química e petroquímica, bem como engenharia mecânica e aeroespacial, beneficiou-se do desenvolvimento positivo do mercado em quase todos os setores dos clientes. A Voith Industrial Services concentrou-se, no último ano fiscal, em negócios e indústrias rentáveis, e adaptou correspondentemente sua oferta de serviços. A reorganização das áreas de negócios, com a qual a Voith Industrial Services delineou melhor seu foco, combinando, por outro lado, suas habilidades para indústrias individuais, foi muito bem aceita no mercado. Além disso, a Voith Industrial Services continuou promovendo a globalização do seu negócio, que é tradicionalmente forte na Europa, e também a diversificação dentro de cada uma das regiões. A divisão aumentou suas vendas para 1 bilhão.

A Voith Paper, líder mundial na fabricação de máquinas de papel, foi capaz de aumentar ligeiramente as vendas para 1,8 bilhão de euros no último ano fiscal. Em especial, o crescimento mundial na produção de papel e papelão abriu boas oportunidades de desenvolvimento para a divisão. Na área de produção de papel higiênico e lenço de papel, a Voith Paper conseguiu melhorar claramente sua posição neste mercado em rápido crescimento, graças à sua inovadora tecnologia ATMOS. A situação dos pedidos continuou muito satisfatória: a Voith Paper garantiu novos pedidos no valor de 2 bilhões de euros. Até 30 de setembro de 2011, a carteira de pedidos subiu para 1,5 bilhão de euros e, com isso, ficou 12% acima do valor do ano anterior.

Como especialista de tecnologia de acionamento, a Voith Turbo pôde se beneficiar da recuperação em todas as quatro divisões da área. Enquanto o setor industrial continuou a se desenvolver positivamente, o setor marítimo pôde deixar para trás o declínio causado pela recessão. As tendências de crescimento no setor ferroviário e rodoviário continuam inalteradas. Nesse sentido, a Voith Turbo pôde aumentar suas vendas em 13%, para 1,5 bilhão de euros, e o valor dos novos pedidos cresceu adicionalmente em 16%, para 1,6 bilhão de euros. A carteira de pedidos aumentou ligeiramente para 1,3 bilhão de euros ao final do ano fiscal.

Também no último ano fiscal, a Voith promoveu sua estratégia para investir novamente de maneira significativa no aumento da produtividade, bem como na orientação estratégica da empresa. O grupo familiar, com uma cota de investimento de 3,8% do volume de negócios do Grupo, concentrou-se na internacionalização da produção, por exemplo, com a abertura de novas fábricas na China, no Brasil e na Áustria, bem como na promoção de tecnologias futuras. Assim, a Voith Composites, em Garching, perto de Munique, abriu um novo centro de desenvolvimento e produção, onde são fabricados componentes de carbono para a demanda própria e para empresas parceiras, e é promovido o desenvolvimento de processos industriais de fabricação para componentes CFRP.

Graças ao desenvolvimento positivo de negócios, a Voith criou, em todo o Grupo, 937 novos empregos no ano passado. O número de colaboradores (excluindo os estagiários) subiu de 39.754, no ano anterior, para 40.691 até 30 de setembro de 2011. Na Alemanha, o número de funcionários aumentou em 653, para 17.429. Também nos mercados de crescimento da Ásia, 656 novos funcionários foram contratados e, com isso, o número de empregados da Voith nesta região aumentou para 4.557.

Embora os desafios no mercado provavelmente continuem, a diretoria da Voith GmbH está confiante no futuro. Supondo uma economia global em constante expansão, mesmo que desacelerada, as vendas e os lucros durante o exercício financeiro atual e o próximo também devem aumentar.

"Estamos bem preparados para termos sucesso no futuro, com base na nossa estratégia comprovada", afirma o Dr. Lienhard. "Atendemos as megatendências globais e os mercados futuros com produtos inovadores e soluções para um desenvolvimento sustentável. Dispomos de um portfólio orientado para o futuro, liquidez suficiente, com acesso a capital assegurado por longo prazo, e uma poderosa organização com excelentes colaboradores. Além disso, somos capazes de reagir a mudanças de forma flexível a qualquer momento. Isso nos dá, com toda a devida cautela, a tranquilidade e a autoconfiança necessárias para afirmar: a Voith está preparada."

A Voith define padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa emprega cerca de 40.000 funcionários, gera 5,6 bilhões de euros em vendas, opera em cerca de 50 países em todas as regiões mundo e é uma das maiores empresas familiares da Europa.

Da Redação






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira