A Wärtsilä, especializada no desenvolvimento de tecnologias de propulsão, anunciou a assinatura em 2025 de dois acordos para dar por 10 anos suporte operacional a 12 navios de transporte de GNL da MOL Global Ship Management, empresa de gestão naval da Mitsui O.S.K Lines (MOL) sediada em Singapura. Segundo a companhia finlandesa, o contrato para a assistência a nove navios foi fechado no primeiro semestre do ano passado e o outro, para mais três, no último trimestre.
Os 12 navios foram entregues entre 2024 e 2025, e cada um deles opera com dois motores bicombustíveis Wärtsilä 34DF de seis cilindros e outros dois de oito cilindros. Além disso, contam com quatro unidades de válvulas de gás fabricadas pelo grupo e catalisadores para reduzir os níveis de emissão.
PUBLICIDADE
Namit Mathur, diretor da MOL Global Ship Management, explicou que o objetivo do acordo é otimizar as operações e a manutenção das embarcações, para aumentar o tempo de atividade e o desempenho. Além disso, disse ele, o suporte Wärtsilä permitirá tornar sustentáveis as operações da frota, contribuindo para reduzir as emissões de gases.
A Wärtsilä informou que o contrato inclui o Planejamento Dinâmico de Manutenção, o suporte operacional remoto 24 horas por dia em todos os dias do ano e o gerenciamento de contratos. Com isso, assegurou a empresa, será possível fazer manutenção flexível, com intervalos de serviço maiores e menos consumo de peças de reposição e disponibilidade de engenheiros de serviço, além de supervisão contínua da condição e do desempenho da embarcação.
O contrato prevê apoio operacional através do Expert Insight, ferramenta de manutenção preventiva da Wärtsilä alimentada por dados de embarcações em tempo real, que visa a identificar com antecedência possíveis problemas e resolvê-los antes que afetem as operações, reduzindo o tempo de inatividade e evitando reparos imprevistos. “Os contratos de ciclo de vida oferecem aos armadores previsibilidade de custos e manutenção otimizada”, garantiu Henrik Wilhelms, diretor de vendas de contratos da Wärtsilä Marine.


















